quarta-feira, 30 de maio de 2012

Processadores e seus componentes

Conhecer os componentes de um computador e suas funçôes, é funtamental para entender o seu funcionamento nesta matéria falaremos um pouco do processador.
O processador é o principal hardware de um micro-computador,a sua função é processar todas as informações dos softwares e hardware instalado no pc.
Mas o processador não trabalha sozilho ele tem a ajuda da placa-mâe,que é o local onde se encontra instalado.A placa-mãe possui canais de comunicação chamados de barramentos,que permitem a comunicação entre hardware e os demais componentes.
O processador também é chamado de (cpu) a sigla de ( Central process unit ou seja Unidade central de processamento) para medir a velocidade de um processador,utilizamos o ciclo de clock-hertz.
O hertz não é exclusivo da informática de computadores ele pertence ao mundo da física que é definido como um ciclo completo por segundo,é aplicado em todas as ondas e fenômenos periódicos.
Um processador é uma pequena peça de circuito integrado composta por milhôes de circuitos miniaturizados,quanto maior for sua frequência de trabalho,mais rápida será sua capacidade de processar as informações quanto mais moderno a sua geração melhor será para trabalhar com o pc.
O encapsulamento dos processadores são muito parecido,são quadrados e bem finos.
O fabricante e o modelo e a voltagem vêm gravados na superfície dos processadores.
eles possui dezenas de pequenos pinos dourados banhado a ouro,em sua parte inferior,permitindo o seu encaixe na palca-mâe e a alimentação elétrica o encaixe aonde colocamos o processador é chamado de soquete.
O processador utiliza uma memória para armazenar o resultado de seus trabalhos essa memória exclusiva para o computador chamada cache.
Antigamente era muito comum se feferir ao cache como cache interno e cache externo,mas estes termos caíram em desuso.
hoje,referimos a memória cache como cache primário L1e secundário L2.
O cache é exclusivo do processador,por causa disso,a velocidade de processamento do computador é sensivelmente melhorada.
Sobre a velocidade e a temperatura,todo processador já sai de fábrica configurado com uma determinada velocidade de trabalho.
porém,podemos fazer com que ele trabalhe mais ràpido ou mais lendo,está prática é chamada de (Overclock) fazendo com que o processador trabalhe mais rápido.
Apessar de muitos fazerem o famoso overclock em suas máquinas,está prática não é recomendada,por que diminue a vida de seu processador,e as chances de travamentos é maior. Está é uma pequena matéria sobre os componentes dos processadores em breve escreveremos, mais artigo sobre ele aguardem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário